logo-vma
Cultura Entretenimento Internacional Moda Música

VMA 2022 surpreende com Anitta vitoriosa e novo álbum de Taylor Swift

Noite do VMA teve Taylor Swift, Lil Nas X e Jack Harlow como principais vencedores.

Por Adriana Marruffo, Beatriz Sgrignelli, Camila Iannicelli, Juliana Sanches, Leticia Baggio e Luiz Eduardo Minervino.

Duas surpresas marcaram a 39ª edição do Video Music Awards, que aconteceu neste domingo (28) em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A primeira foi a vitória, inédita para uma artista brasileira, da cantora Anitta na categoria de Melhor Música Latina, com o hit “Envolver”. E a segunda foi o anúncio da cantora norte-americana Taylor Swift, que anunciou a tão esperada data de lançamento de um novo álbum, Midnights, a ser lançado em 21 de outubro.

Anitta fez a primeira apresentação brasileira na história do VMA. Durante sua entrevista no pré-show, a artista descreveu que traria um: “Brazilian moment” (momento brasileiro). A cantora, vestida de vermelho, trouxe para o palco grandes sucessos de sua carreira internacional, como seus mais recentes hits globais Envolver e Faking Love, além de incluir músicas do gênero funk, como Bola Rebola, Vai Malandra e Movimento da Sanfoninha, música icônica e reconhecida por serem usada em seus shows para rebolar.

A cantora de funk disputou – e venceu – a categoria de Melhor Música Latina com Bad Bunny, Becky G e Karol G, Daddy Yankee, Farruko e J Balvin e Skrillex, num evento marcado também pelas apresentações de J Balvin, Marshmello, Khalid, Panic! At The Disco. O programa foi transmitido pela MTV a partir das 19h30 do horário de Brasília. O VMA é uma das maiores premiações da música americana, sendo criado em 1984 pela MTV como forma de enaltecer os melhores videoclipes do ano. Originalmente concebido como uma alternativa aos Grammys, ele é, agora, um programa de entrega de prêmios da cultura pop, rock e hip hop respeitado. Cada vencedor leva para casa um Moonman: uma estatueta de astronauta na lua.

A lista dos vencedores

infografico

O tapete preto do VMA começou a ser televisionado às 19h30 e, durante esse período inicial do evento, alguns prêmios já foram entregues: a banda italiana Måneskin recebeu a primeira estatueta de astronauta da noite, pela sua música I Wanna Be Your Slave, na categoria Melhor Clipe Alternativo; o girl group de K-Pop BLACKPINK levou o prêmio seguinte, de Melhor Performance no Metaverso – uma  novidade da 39ª edição da premiação.

O terceiro vencedor foi o grupo sul-coreano Seventeen, por Performance do Ano, com sua música Rock With You. Eles não compareceram à premiação, mas gravaram um vídeo de agradecimento.

MELHOR COLABORAÇÃO

DJ Khaled e Offset apresentaram a primeira categoria durante a premiação em si, que começou às 21 horas. Lil Nas X e Jack Harlow levaram o troféu por Industry Baby. “And this one is for the champions”, disse Lil Nas X em seu discurso, fazendo referência a um trecho da música vencedora. A dupla também levou para casa os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Efeitos Especiais.

ARTISTA REVELAÇÃO

A cantora Avril Lavigne, que ganhou seu primeiro VMA nessa mesma categoria, foi a apresentadora do prêmio de Artista Revelação. No passado, alguns dos vencedores nesse quesito foram Justin Bieber e Billie Eilish. Por meio da votação popular, Dove Cameron venceu a categoria. A ex-atriz da Disney agradece em seu discurso aos fãs e dedica o prêmio à comunidade queer.

ÁLBUM DO ANO

O apresentador Jimmy Fallon anunciou a categoria que teve como vencedor Harry Styles, pelo seu álbum Harry’s House. O cantor britânico não pôde comparecer ao VMA por estar se apresentando em Nova York, mas gravou um vídeo de agradecimento. Harry também foi o vencedor das categorias Melhor Pop e Melhor Fotografia com o hit “As It Was”.

VIDEO VANGUARD AWARD

Após homenagem nas telas do evento, membros do Barbz – nome do fandom da Nicki Minaj – sobem ao palco para entregar o prêmio à rapper. O  Michael Jackson Video Vanguard é concedido em reconhecimento às contribuições de artistas no mundo da música, especialmente em superproduções empregadas em videoclipes; O prêmio já foi destinado a estrelas como Justin Timberlake, Beyoncé, Kanye West, Rihanna, P!nk e Jennifer Lopez. Após ter sido premiada, a artista fez um emocionante discurso mencionando a importância de levar a sério as doenças mentais, citando Whitney Houston e Michael Jackson em sua fala. Posteriormente, Nicki também saiu vitoriosa na categoria Melhor Hip Hop, por sua colaboração com Lil Baby em Do We Have a Problem?.

nicki
Nicki Minaj – MTV
MELHOR K-POP

A atriz Sofia Carson entregou o troféu para Lisa, por sua canção Lalisa. A cantora já havia recebido 1 prêmio na noite com o grupo BLACKPINK, mas o Melhor K-pop veio para seu projeto solo.

MTV ÍCONE GLOBAL

Este prêmio homenageia artistas que marcaram a música mundial e continuam fazendo um trabalho relevante na sua trajetória. O vencedor deste ano foi a banda Red Hot Chili Peppers, que performou as músicas Black Summer e Can’t Stop.  Os membros do grupo discursaram agradecendo aos fãs e dedicaram o prêmio a Taylor Hawkins – baterista do Foo Fighters, que faleceu em março de 2022. Mais tarde, o grupo americano também levou para casa o astronauta pela categoria Melhor Rock.

MELHOR LATINO

Depois de uma apresentação extremamente sensual, Anitta foi a grande campeã da categoria que homenageia artistas da América Latina, sendo a primeira pessoa brasileira a ser premiada no VMA. Em seu discurso, ela contou como essa vitória foi importante para o funk, que passou muito tempo sendo considerado um crime no Brasil. “Para quem não sabe, essa noite estamos fazendo história. É a primeira vez que o Brasil está aqui, é a primeira vez que meu país recebe um prêmio como esse. Hoje a noite eu apresentei aqui um ritmo que por anos foi considerado crime no Brasil. Eu nasci e vivi na periferia brasileira, e para aqueles que nasceram lá, nós nunca imaginamos que isso seria possível, então muito obrigado”.

anitta-envolver
Anitta – MTV
VÍDEO DO ANO

A categoria mais aguardada da premiação foi anunciada para encerrar a noite, e a vencedora foi Taylor Swift, pelo curta-metragem de All Too Well (10 Minute Version) (Taylor’s Version). A cantora já havia ganhado outros dois prêmios nesta noite: Melhor Vídeo Longo e Melhor Direção. Após seu discurso de agradecimento à sua equipe e aos fãs, Taylor anunciou uma surpresa: seu novo álbum será lançado no dia 21 de outubro. Além disso, vencendo a categoria, ela se tornou a primeira artista a vencer três prêmios de Vídeo do Ano do VMA’s (Confira no fim da reportagem a lista completa dos vencedores).

recebendo-premio-taylor
Taylor Swift – Johnny Nunez/GI for MTV/Paramount Global

Black Carpet: confira os melhores looks do VMA 2022

O MTV Video Music Awards de 2022 enfileirou artistas de todos os estilos no seu tapete preto. Isso mesmo, uma das inovações da cerimônia é substituir o tradicional tapete vermelho pelo Black Carpet, algo que desde o início da transmissão teve bastante ênfase pelos apresentadores. E os famosos que andaram sobre o manto negro de um dos prêmios mais esperados do ano honraram sua exclusividade com os seus looks.

Uma das primeiras a passar pelo Black Carpet na tarde de domingo foi a cantora Lizzo, com um vestido digno de destaque. Toda de preto, inclusive nos lábios, a compositora impressionou os telespectadores ao posar completamente coberta por uma manta assinada por Jean Paul Gaultier. Um vestido volumoso de tirar o fôlego, diretamente pela alta-costura do exuberante estilista.

lizzo
Toda de preto, a cantora Lizzo no VMA 2022 – MTV

E claro que a rainha brasileira, Anitta, não decepcionou. Vestida de vermelho, a cantora demonstrou por sua roupa como entregou seu coração à música, conquistando o spotlight da noite. O traje da artista foi ovacionado pelos usuários das redes sociais, vestido por Schiaparelli, joias da Tiffany & Co e sapatos Daccori. Para a “make”, escolheu tons mais neutros, e no cabelo, apostou na tendência do wet hair, com aparência ‘molhada’ valorizando seu novo corte bob.

anitta
Anitta no VMA 2022, a primeira brasileira a fazer uma performance solo no prêmio – MTV

Outro membro da realeza que passou pelo tapete foi Taylor Swift. Vestida como merece, coberta por brilhos dos pés à cabeça, a cantora apareceu de surpresa durante os últimos minutos do pré-show. Ela apostou no luxo e os holofotes da noite ficaram pequenos para a artista. A make e o cabelo impecáveis (como sempre) foram destaque por uma referência aos looks antigos da cantora, com o batom vermelho e os olhos com delineado de gatinho. Taylor teve a roupa assinada por Oscar de la Renta.

taylor-swift
Taylor Swift no VMA 2022 vestida por Oscar de la Renta – MTV

Lil Nas X é o primeiro homem desta lista e merece seu lugar. O rapper arrasou usando a mesma cor que Lizzo: o preto. Com uma espécie de ‘aura’ de penas, uma ‘gaiola’ ou overskirt e o tronco desnudo, o cantor arrancou suspiros de todos no Black Carpet. Seu look ficou ao encargo de Harris Reed.

lil-nas-x
Lil Nas X no VMA 2022, considerado um dos melhores looks por usuários nas redes sociais – MTV

Na lista de looks excêntricos, quem se destacou foi Chloe Fineman, atriz, escritora e comediante estadunidense. Comparado por alguns ao ‘vestido de carne’ icônico de Lady Gaga, a artista desfilou com um traje que lembrava um edredom. O objetivo dela foi alcançado: os tweets sobre seu look (elogiando ou não) foram um dos destaques da noite.

chloe-fineman
Chloe Fineman – Reprodução Instagram

Performances musicais

Durante o pré-show, o palco recebeu um total de três artistas para dar uma prévia do que seria a premiação. A primeira apresentação da noite foi a do rapper Saucy Santana, cantando Booty, de forma entusiasmada e extravagante. Yung Gravy cantou seu hit Betty (Get Money), com um sample de Rick Astley. A última performance do pré-show foi a da cantora e artista, Dove Cameron, que performou seus mais recentes hits Breakfast e boyfriend, que receberam um reconhecimento massivo no TikTok. A apresentação foi marcada por diversos dançarinos e uma crítica social no fim, que, após retirarem suas jaquetas, mostraram a mensagem: “Your Voice Is Your Power To Vote” (Sua Voz É Seu Poder De Votar).

A premiação foi aberta por Jack Harlow, o artista com mais indicações (8), cantando First Class; durante uma entrevista no pré-show, classificou sua apresentação como “inesquecível”. O set da apresentação simulava um avião, e contou com a aparição de Avril Lavigne, Lil Nas X e vocais de Fergie. Logo em seguida, Lizzo tomou o palco, iniciando sua performance com About That Time, single que emplacou no TikTok e seguiu com 2 Be Loved (Am I Ready).

A próxima performance foi a do grupo sul-coreano BLACKPINK, realizando sua primeira apresentação na história do VMAs. O girl group de K-Pop tomou o palco com a música Pink Venom, fazendo um show de luzes e pirotecnia marcado por coreografias. Depois, J Balvin e Ryan Castro cantaram Nivel de Perreo, com peculiares rebolados digitais. Logo após, Khalid e Marshmello performaram Numb, lançada em junho deste ano.

Em seguida, ocorreu a performance da artista Nicki Minaj, homenageada com o prêmio Vanguard dos VMAs 2022, que cantou e rebolou um mashup de seus maiores hits como Moment 4 Life, Monster, Beez In The Trap, Chun-Li, Super Bass, Anaconda e Super Freaky Girl. No fim da apresentação, a homenagem continuou por meio de uma série de vídeos gravados por muitos de seus fãs declarando seu amor e inspiração pela cantora. Para finalizar, membros de seu fã clube, conhecidos como Barbz, subiram ao palco para lhe entregar o prêmio, que seguiu com um discurso de agradecimentos por parte da Nicki.

Eminem e Snoop Dogg também marcaram presença com uma performance no metaverso. O espetáculo fez alusão à maconha e contou com uma animação, que lembrava NFTs, que causou estranhamento em quem assistiu pela qualidade técnica do clipe, parecendo datada.

Red Hot Chilli Peppers, em sua apresentação como vencedores do Global Icon Award do ano,  performaram Black Summer, do seu mais novo álbum Unlimited Love, lançado em abril de 2022, e seu clássico de 2002, Can’t Stop. No entanto, o destaque foi os agradecimentos da banda, com direito a homenagem a Taylor Hawkins e Flea, em seu estilo despojado, declarou amor ao mundo.

O grupo Måneskin seguiu com sua performance, marcada por bastante rock e sensualidade, tocando a música SUPERMODEL. Entretanto, o show foi destacado por uma série de problemas na câmera da transmissão, que impediu aos fãs e telespectadores de aproveitarem a performance. Fãs, inclusive, denunciaram a MTV por terem cometido sabotagem e censura com o grupo devido às suas roupas reveladoras que mostravam a maior parte de seus corpos.

A seguinte performance foi marcada por Bad Bunny, que estava tocando no Yankee Stadium, em Nova Iorque, durante o VMAs. O astro, que estava cantando Tití Me Preguntó, do seu mais recente álbum Un Verano Sin Ti, foi surpreendido ao final da música com o prêmio de Artista do Ano. 

A última performance da noite foi a da banda Panic! At The Disco, com a música Don’t Let The Light Go Out, um vídeo gravado em preto e branco que marcou o retorno da banda aos palcos desde 2019.

Confira outras categorias e vencedores da noite:

MÚSICA DO ANO
  • Adele – Easy On Me
  • Billie Eilish – Happier Than Ever (VENCEDOR)
  • Doja Cat – Woman
  • Elton John & Dua Lipa – Cold Heart (PNAU) Remix)
  • Lizzo – About Damn Time
  • The Kid LAROI & Justin Bieber – STAY
ARTISTA DO ANO
  • Bad Bunny (VENCEDOR)
  • Drake
  • Ed Sheeran
  • Harry Styles 
  • Jack Harlow
  • Lil Nas X
  • Lizzo
MELHOR R&B
  • Alicia Keys – City of Gods (Part II)
  • Chlöe – Have Mercy
  • HER – For Everyone
  • Normani ft. Cardi B – Wild Side
  • Summer Walker, SZA & Cardi B – No Love (Extended Version)
  • The Weeknd – Out Of Time – XO (VENCEDOR)
GRUPO DO ANO
  • BLACKPINK
  • BTS (VENCEDOR)
  • City Girls
  • Foo Fighters
  • Imagine Dragons
  • Måneskin
  • Red Hot Chilli Peppers
  • Silk Sonic
MELHOR COREOGRAFIA
  • BTS – Permission to Dance
  • Doja Cat – Woman (VENCEDOR)
  • FKA twigs ft. The Weeknd – Tears In The Club
  • Harry Styles – As It Was
  • Lil Nas X, Jack Harlow – INDUSTRY BABY
  • Normani ft. Cardi B – Wild Side
MELHOR EDIÇÃO
  • Baby Keem & Kendrick Lamar – family ties
  • Doja Cat – Get Into It (Yuh)
  • Olivia Rodrigo – brutal
  • ROSALÍA – SAOKO (VENCEDOR)
  • Taylor Swift – All Too Well (10 Minute Version) (Taylor’s Version)
  • The Weeknd – Take My Breath – XO
MELHOR VÍDEO COM MENSAGEM SOCIAL
  • Kendrick Lamar – The Heart Part 5
  • Latto – P*ssy
  • Lizzo – About Damn Time (VENCEDOR)
  • Rina Sawayama – This Hell
  • Stromae – Fils de joie  
CANÇÃO DO VERÃO
  • Bad Bunny e Chencho Corleone: “Me Porto Bonito”
  • Beyoncé: “BREAK MY SOUL”
  • Charlie Puth feat. Jung Kook of BTS: “Left And Right”
  • Doja Cat: “Vegas (From the Original Motion Picture Soundtrack ELVIS)”
  • Future feat. Drake, Tems: “WAIT FOR U”
  • Harry Styles: “Late Night Talking”
  • Jack Harlow: “First Class” (VENCEDOR)
  • Kane Brown: “Grand”
  • Latto x Mariah Carey ft. DJ Khaled: “Big Energy (Remix)”
  • Lizzo: “About Damn Time”
  • Marshmello x Khalid: “Numb”
  • Nicki Minaj: “Super Freaky Girl”
  • Nicky Youre, dazy: “Sunroof”
  • Post Malone with Doja Cat: “I Like You (A Happier Song)”
  • Rosalía: “BIZCOCHITO”
  • Steve Lacy: “Bad Habit”