Técnico Tite durante a transmissão dos convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar
Entretenimento Esportes

Seleção Brasileira: os convocados de Tite

Confira os 26 jogadores selecionados para a busca do Hexa pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar (foto da capa: Lucas Figueiredo/CBF)

Por Anderson Aparecido, Isabela Moretti, Luísa Evangelista, Luiza Navega, Pedro Krug, Rafael Dantas e Rafaela Oliveira.

Foram anunciados os 26 jogadores que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar 2022. Tite, técnico da seleção, divulgou a lista dos jogadores durante uma transmissão realizada pela CBF às 13 horas de hoje, dia 07 de novembro. Confira a lista completa abaixo.

Goleiros da Seleção Brasileira

Goleiro Alisson chutando uma bola durante um treino da seleção brasileira
Alisson durante um treino pela seleção. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Alisson Becker

30 anos, goleiro do Liverpool e principal titular da Seleção Brasileira no período Tite. Foi campeão da Copa América e Champions League no ano de 2019, com atuações decisivas. Alisson foi considerado o melhor goleiro da Copa América, além de ter sido premiado como melhor goleiro do mundo pela Fifa e segundo colocado na última edição do Troféu Yashin.

Ederson Moraes

29 anos, goleiro do Manchester City e segundo goleiro da Seleção. Ederson é tetracampeão da Premier League e atual terceiro melhor goleiro do mundo. O jogador também estava presente no elenco campeão da Copa América de 2019, assim como Alisson, seu principal concorrente.

Weverton

34 anos, é goleiro do Palmeiras e jogador decisivo no primeiro ouro olímpico do Brasil na categoria de futebol masculino. Bicampeão consecutivo da Libertadores, Weverton jogou por times como Botafogo, Athlético Paranaense e Palmeiras, mas entrou para a Seleção Brasileira em 2016 para as Olimpíadas do Rio e joga sua primeira Copa do Mundo esse ano.

Zagueiros

Zagueiro Marquinhos conduzindo a bola no amistoso Brasil e Tunísia
Marquinhos durante o amistoso Brasil x Tunísia. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Marquinhos

28 anos, principal zagueiro brasileiro do mundo e capitão do Paris Saint-Germain. Vice-campeão da Champions League da temporada 19/20 pelo PSG e, assim como Weverton, campeão do ouro olímpico, Marquinhos chega como um dos principais líderes da Seleção Brasileira, tanto dentro quanto fora de campo.

Thiago Silva

38 anos, zagueiro do Chelsea e capitão da amarelinha, Thiago vem para sua quarta e última Copa do Mundo. Além disso, o zagueiro foi considerado o melhor jogador do Mundial de Clubes de 2022, e possui uma carreira multicampeã, sendo heptacampeão francês e vencedor da Copa América pela Seleção Brasileira na temporada de 2018/19.

Éder Militão

24 anos, criado em Cotia, o zagueiro deu seus primeiros passos no tricolor do Morumbi, foi contratado pelo time português Porto até chamar atenção do gigante Real Madrid. Após uma grande temporada no clube espanhol, sendo campeão e conquistando a Champions League, Militão chega para a sua primeira Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Bremer

25 anos, eleito melhor zagueiro do Campeonato Italiano na temporada 2021/22, Bremer é uma surpresa nessa convocação para a Copa do Mundo, porque jogou apenas uma partida com a camisa da canarinho. Com uma temporada de classe pelo Torino, o zagueiro foi comprado pela Juventus, logo se tornando zagueiro titular da velha senhora

Laterais

O lateral Danilo durante uma disputa de bola com um jogador Youssef Msakni da Tunísia
Lateral Danilo durante o amistoso Brasil x Tunísia. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Danilo

31 anos, atualmente é o principal lateral direito da Seleção Brasileira e titular da Juventus. Danilo chega para a sua segunda Copa do Mundo, sendo bicampeão da Champions League pelo Real Madrid e campeão da Libertadores pelo Santos.  

Alex Sandro

31 anos, titular da Juventus, e principal lateral esquerdo da era Tite nesse ciclo. Um nome mais discreto, porém sempre presente nas convocações, Alex Sandro foi Campeão da Copa América 2019 jogando como titular, fazendo um grande campeonato e se consagrando como um forte nome para Copa do Mundo.

Alex Telles

29 anos, emprestado ao Sevilla, Alex Telles chega como reserva na lateral esquerda, tendo poucas chances na Seleção. Com a lesão do lateral Guilherme Arana, Telles vem para ser o principal reserva do homem de confiança de Tite, Alex Sandro.

Daniel Alves

39 anos, Dani chega em baixa para a Copa do Mundo, com uma passagem frustrante no São Paulo e atualmente na liga mexicana, de baixa expressão. Mesmo sendo um homem de confiança de Tite e amigo da maior parte dos jogadores da Seleção, Daniel Alves vai ser uma dúvida para todos os torcedores que acompanham a carreira do atleta, independente de seu passado pela Seleção e clubes como Barcelona e Juventus.

Meio-campistas

O meio-campista Lucas Paquetá sorrindo e vestindo a camisa amarela da seleção brasileira
Lucas Paquetá para a campanha de lançamento do novo uniforme da Seleção. (Foto: reprodução Nike)

Casemiro

30 anos, ídolo máximo do Real Madrid e titular absoluto neste atual ciclo de copa do mundo, Casemiro se encontra atualmente no Manchester United. Além disso, o volante é multicampeão na Espanha e pentacampeão da Champions League. Assim, Casemiro possui um longo histórico pela Seleção Brasileira: é campeão da Copa América como titular e joga sua segunda Copa do Mundo este ano.

Fabinho

29 anos, um dos principais volantes do mundo desde 2018. Em seu currículo pelo Liverpool, carrega os títulos da Champions League, Premier League e o Mundial de Clubes. Fabinho chega para a reposição de Casemiro, mas é um nome de segurança de Tite.

Fred

29 anos, meio-campista do Manchester United. É um dos nomes de mais confiança do técnico Tite, mas também um dos mais criticados por parte dos torcedores. Multicampeão pelo Shakhtar Donetsk, Fred estava como entre as “surpresas” no elenco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018 .

Lucas Paquetá

25 anos, “cria” do Ninho do Urubu e atualmente jogador do West Ham, Paquetá sofreu fortes críticas na Seleção brasileira até a Copa América no Brasil em 2021, onde se destacou como um dos principais nomes apesar do vice campeonato. Agora chega como um dos destaques da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Bruno Guimarães

24 anos, meio-campista do Newcastle, Inglaterra, e um dos reservas da Seleção, Bruno vem como uma das peças base da renovação do time. Campeão do ouro olímpico nas últimas olímpiadas e da Sul-Americana pelo Athletico Paranaense, Bruno é uma aposta pro futuro tanto no tradicional clube inglês, quanto na Seleção Brasileira.

Éverton Ribeiro

33 anos, um dos maiores ídolos recentes do Flamengo e do Cruzeiro, Éverton chega para ser um dos medalhões que ajudarão os jovens da Seleção com sua experiência. Bicampeão da Libertadores e do Brasileirão pelo Flamengo, o jogador possui um passado e um presente vitorioso no futebol brasileiro.

Os atacantes da Seleção

Neymar, Paquetá e Raphinha durante o amistoso Brasil e Tunísia
Neymar, Paquetá e Raphinha durante o amistoso Brasil e Tunísia. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Antony

22 anos, “made in Cotia”. Após grande temporada com o Ajax, sendo bi campeão holandês, chamou atenção do gigante Manchester United da Inglaterra, onde tem se destacado. Pela Seleção Brasileira, Antony acumula, além de ótimos jogos, uma medalha de ouro nas últimas olimpíadas de Tóquio.

Gabriel Jesus

25 anos, principal atacante do Arsenal, Gabriel vem para tentar retomar seu papel de titular na Seleção Brasileira. Tetracampeão da Premier League, Jesus vem tendo uma perda de espaço recente nos titulares de Tite, mesmo sendo um dos principais artilheiros na mão do treinador. Assim, com uma temporada em alta, Gabriel volta a ser convocado de forma justa.

Gabriel Martinelli

21 anos,  Martinelli saiu muito cedo do Brasil após grandes jogos no Ituano. Com apenas 18 anos, o brasileiro partiu para os Gunners e mesmo com muita desconfiança pela idade, evoluiu a cada temporada, se tornando um dos principais nomes do Arsenal, ganhando chances na seleção de Tite. Martinelli vem como uma ótima surpresa para a Copa, depois de não ter aparecido nas últimas listas de Tite e no álbum de figurinhas da Panini

Neymar

30 anos, menino da vila, campeão dos principais títulos do mundo como Libertadores e Champions League e principal jogador da Seleção Brasileira. O menino Ney chega para sua terceira e provável última Copa com muita sede de título, fazendo um grande início de temporada no Paris Saint Germain, mesmo envolvido em polêmicas com seu companheiro de equipe Kylian Mbappé.   

Raphinha

25 anos, uma das maiores surpresas durante o ciclo de Tite, Raphinha saiu do Brasil ainda jovem e como um desconhecido para a torcida brasileira. Após rodar por times europeus,  começou a chamar atenção por seu protagonismo no Leeds United da Inglaterra. Muito pedido pelos torcedores na Seleção, Raphinha veio para dividir os holofotes do campo com Neymar após a Copa América, e se tornou um dos principais nomes da Seleção para a Copa no Catar.

Richarlison

25 anos, iniciou no América MG e se transferiu para o Fluminense em 2016. Com grandes atuações, foi para a Inglaterra onde se destacou e se mantém até hoje como um dos principais nomes brasileiros na maior liga do mundo. Richarlison acumula bons números na Seleção, além de grande identificação com a torcida e vem como um forte candidato a titularidade na Copa após dois grandes amistosos.

Rodrygo

21 anos, o rayo da Vila Belmiro, Rodrygo chega, juntamente com Vini Jr., como um dos principais nomes do Real Madrid. Tendo iniciado sua carreira profissional no Santos, no ano de 2017, o rayo surgiu como uma promessa bombástica da equipe alvinegra, sendo na época o jogador mais jovem a marcar um gol na história da Libertadores, com 17 anos, dois meses e seis dias. 

Pedro

25 anos, principal atacante do Flamengo, Pedro chega em grande fase para essa Copa do Mundo. Artilheiro da última edição da Libertadores, com 12 gols, Pedro começou a temporada de forma inconstante após voltar para o Brasil depois de uma passagem ruim na Fiorentina. Porém, com a chegada do técnico Dorival Júnior, o atacante passou a ter mais chances e consequentemente voltou a ser o artilheiro que era no início de sua carreira no Fluminense. 

Vinicius Jr.

22 anos, Vini Jr. sempre foi uma grande promessa no Flamengo. Ele subiu para o profissional e virou rapidamente titular do time, acumulando jogos importantes e sendo, assim, contratado pelo Real Madrid. O atacante sofreu com muita pressão e desconfiança do povo brasileiro mas evoluiu, e na última temporada calou os críticos, virando um dos principais jogadores do Real após marcar o gol do título na final da Champions League. Vini vem como uma das grandes promessas do Brasil para a Copa.

Vini Jr durante o amistoso Brasil e Tunísia
Vini Jr durante o amistoso Brasil e Tunísia. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)