Quais são os maiores Jogos Universitários do Brasil?

Após dois anos da pandemia de Covid-19, a volta presencial dos jogos universitários em 2022 é motivo de grande expectativa e celebração por “bixos” e veteranos das mais variadas faculdades do país

Por Mariana Camacho e Mel Bardini

Os jogos universitários são eventos de duração de 4 a 5 dias que ocorrem ao longo do ano em diversas cidades do Brasil. Eles envolvem a presença de atléticas, que competem entre si em diferentes modalidades esportivas. Além dos jogos, também fazem parte da tradição desses grandes eventos as festas e os shows, que podem contar com a presença de cantores famosos, como Gloria Groove, Kevinho e Ludmilla. Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, eles são geralmente divididos pelos cursos ou pelas faculdades convidadas. Na prática, acabam se tornando uma grande celebração de “bixos” e veteranos e que marcam a vida universitária de muitos.

Quais são os maiores jogos do Brasil?

  1. Tusca: Taça Universitária de São Judas (USP São Carlos e UFSCar);
  2. Copavet: Copa do curso de Veterináia;
  3. Juca: Jogos Universitários de Comunicação e Arte;
  4. Economíadas: Jogos do curso de Economia e Administração;
  5. Jurídicos: Jogos Universitários do curso de Direito.

É importante não confundir esses eventos universitários amadores com o JUBs, Jogos Universitários Brasileiros, a maior competição universitária da América Latina. Nele, participam apenas os classificados para as fases Estadual e Nacional.

Tusca

Festa do jogos universitários Tusca
Festa do Tusca

A Taça Universitária de São Carlos – mais conhecida como “Tusca”, é um torneio universitário que teve início em 1978 e acontece na cidade de São Carlos em São Paulo. Ele é organizado pelas associações atléticas das faculdades Ufscar e USP, que são rivais há décadas. Foi justamente essa rivalidade entre as instituições que deu origem aos jogos.

As modalidades tradicionais disputadas são atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia, xadrez, judô, pólo aquático, rugby, jiu-jitsu, karatê, taekwondo, beisebol, softbol, e-sports e cheerleading. Cerca de 30 mil alunos se reúnem anualmente para disputá-las.

As festas do Tusca são consideradas as melhores festas universitárias do Brasil! Elas contam com a presença de 45 mil pessoas de diversas faculdades, recebendo artistas e celebridades.

Copavet

Foto dos participantes e estudantes de veterinário nos jogos universitários Copavet
Alunos de veterinária na Copavet

Como o nome sugere, a Copavet é a copa de jogos universitários de cursos de Veterinária. O evento ocorre em São Paulo e tem a duração de quatro dias, nos quais ocorrem os jogos, festas e até números artísticos. Em 2022, a copa comemora seus 20 anos desde o primeiro torneio. Assim, ela promete entregar a maior e mais histórica edição do evento, que irá acontecer em abril desse ano.

Juca

Torcida da faculdade Caspér Líbero no jogos universitário de comunicação e arte
Torcida da Cásper Líbero no Juca

O Juca, Jogos Universitários da Comunicação e Arte, tem como participantes as atléticas das faculdades Cásper Líbero, Mackenzie, Anhembi Morumbi, FAAP, ECA-USP, PUC, PUC Campinas, Metodista e Belas Artes. Sua primeira edição foi em 1993 e o Mackenzie é o maior campeão do Juca. Ele tem 15 títulos de 26 existentes.

Em 2022, ele ocorrerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho na cidade de São Carlos em São Paulo. Isabela Mussolin, diretora de produtos do Homem Pássaro, a atlética da Cásper Líbero, contou um pouco da sua experiência no ano de 2019, quando foi com a bateria da Cásper para o evento:

“A tradição da bateria é ficar em “alojas”, que esse ano está tendo meio que uma resultância assim da galera de ficar nos “alojas”. Mas essa é considerada uma das maiores tradições, porque você acaba participando de tudo quando você está no “alojas”. Quando você fica num hotel, você não vai curtir tanto. Era isso: a gente chegava do jogo noo “alojas” e aí dava meia hora e tinha gente saindo gritando “Vamos ver tal jogo, vamos ver tal jogo!” e você ia junto! Você quase não dorme no JUCA”.

Isabela Mussolin

O “alojas”, ou alojamento, é um conjunto de barracas montadas para acampar durante os dias de jogos.

“No JUCA, a gente vai para ver jogos, torcer muito pelos times!”;

“A expectativa para esse ano é ver as mudanças que estão para acontecer, mas ainda sim mantendo as tradições dos jogos”.

Isabela Mussolin

Economíadas

Torcida nos jogos universitários ecoomíadas
Torcida no Economíadas

Organizado pela Liga Atlética Acadêmica de Ciências Econômicas, o Economíadas é reconhecido como jogo universitário das faculdades de Economia e Administração de São Paulo. Sua primeira edição ocorreu em 1991 no município de Bauru, contando com a participação de sete faculdades. Hoje em dia o “Econo” conta com a participação das universidades FGV, Mackenzie, PUC-SP, ESPM, Insper, FEA-USP e FECAP.

Os universitários disputam os títulos de 12 modalidades esportivas, como vôlei, handebol, futsal, futebol de campo, rugby, lutas, natação e tênis. É um evento que movimenta milhões de reais por envolver festas e apresentações musicais, além dos jogos.

Mackenzie é a universidade com mais vitórias na Economídias, com 21 conquistas. A faculdade foi a única ganhadora durante os 15 primeiros anos dos jogos.

Jurídicos

Torcida do direito UFPA nos jogos universitários jurídicos
Participantes dos jogos Jurídicos

Os Jogos Jurídicos Estaduais, de São Carlos, foram criados em 1976 como forma de incentivar os alunos de todas as faculdades de Direito a disputarem entre si através do esporte. A comissão organizadora do campeonato é formada por 12 atléticas, que são divididas também em séries. Na série ouro, participam atualmente as faculdades: São Francisco, PUC-SP, Mackenzie, FMU, USP-Ribeirão, PUC-Campinas, Fecamp e São Judas. Já na série prata, participam a USTJ, a FADI Sorocaba, a Uninove e a Unisantos. O maior campeão dos Jogos Jurídicos é a USP, com 224 pontos.

Os alunos de direito Bruno Giaveno, João Vitor Zuin e João Pedro Zacolli, que já estiveram nos Jogos Jurídicos afirmaram:

“A tradição são as festas pré-jogo e pós-jogo como forma de entretenimento para a torcida presente”.

Bruno Giaveno

É isso! Espero que tenham gostado de conhecer mais sobre os Jogos Universitários do Brasil e a sua história! Aqui estão outros conteúdos nas plataformas da Factual900 sobre o mesmo assunto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.