
“Belchior”, uma biografia entre melodias e reflexões
O jornalista Jotabê Medeiros produziu uma biografia não convencional de um ícone da música brasileira
Por Amanda Ambrózio, Eduarda Menina, Guilherme Palumbo, Laís Gomes, Lucas Tinoco e Raphael Miras
Um personagem enigmático que podia ter sido frade ou médico, mas se tornou um dos maiores músicos do Brasil. Em torno de Antonio Carlos Belchior, criaram-se lendas e folclores que tentam decifrar o dono de uma poesia introspectiva e engajada, capaz de capturar as nuances e os conflitos da sociedade latino-americana. Belchior, a biografia escrita por Jotabê Medeiros, surge para elucidar o homem por trás do mito.
A obra Belchior: Apenas um rapaz latino-americano foi lançada em 2017. Ela aborda a vida do celebrado cantor e os lugares por onde passou, indo de sua infância com seus mais de 20 irmãos, a sua fase pré-adulta até chegar ao seu estrelato na música. Jotabê Medeiros subverte o gênero biográfico e não somente ambienta o leitor na rotina de Belchior, mas vai além ao mostrar uma série de temáticas que servem para demonstrar em detalhes a vida do biografado.
Jornalista cultural, Jotabê Medeiros é conhecido por sua abordagem cuidadosa e detalhada de artistas consagrados. Ele combina a pesquisa minuciosa com uma prosa acessível, o que proporciona uma experiência de leitura envolvente e informativa. Esse mesmo estilo foi adotado nas biografias seguintes à de Belchior: de Raul Seixas e Roberto Carlos.
A abordagem não convencional do autor envolve uma mescla de entrevistas com pessoas próximas a Belchior, pesquisa extensiva de arquivos e materiais históricos, bem como uma análise aprofundada de letras de músicas, discursos e outros escritos deixados pelo artista. Jotabê adota uma narrativa mais subjetiva, explorando não apenas os eventos cronológicos da vida de Belchior, mas também suas motivações, aspirações e o contexto social e político. Essa abordagem oferece uma compreensão mais rica e profunda da personalidade e das influências que moldaram o artista.
Temas como a relação do artista com a ditadura militar no Brasil e como isso influenciou na composição de suas canções são explorados no livro. No decorrer da leitura de Belchior, é possível observar a evolução da identidade artística que o cantor foi desenvolvendo ao longo do tempo, suas influências e conexões com outros artistas, movimentos culturais, e os inúmeros desafios que surgiram ao longo de sua carreira.
Belchior: Apenas um rapaz latino-americano. De Jotabê Medeiros. Todavia, 2017, 240 páginas, 64,52 reais